Páginas

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Como o filme do Star Wars era feito antigamente

Para a época os primeiros filmes do Star Wars, produzidos na décadas de 70 e 80, Star Wars Episode IV A New Hope (Uma Nova Esperança), Star Wars Episode V: The Empire Strikes Back (O Império Contra-Ataca) e Star Wars Episode VI: Return of the Jedi (Retorno de Jedi), foram revolucionários por apresentarem efeitos especiais inovadores nas telas de cinema. O mais interessante de tudo isso é que boa parte das cenas que retratavam o mundo fictício de Star Wars eram na verdade pinturas, pois até então não havia computação gráfica desenvolvida para criar cenários inteiros tal como vemos nos filmes da atualidade.

A técnica é muito interessante. O Matte painting, como é chamado, trata-se da reprodução de uma paisagem que se assemelha muito da original, ou seja uma imagem estática (pintura) e cenas em movimento com atores. O vídeo a seguir mostra como era realizado a composição dessas cenas.


É importante observar que havia todo um cuidado em "enganar" o espectador de modo que ele não percebesse que a cena de fato não é verdadeira, inserindo movimentos em pontos diferentes da cena, dando mais vida à paisagem.


Artista trabalhando na paisagem. Cena da chegada de Darth Vader.



Cena do filme "O Retorno de Jedi"

Fonte: http://atl.clicrbs.com.br/infosfera/2015/02/03/veja-a-tecnica-de-pintura-que-nos-engana-nos-cenarios-de-star-wars/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário